Quem sou eu

Minha foto
SÃO PAULO, SÃO PAULO, Brazil
Fiel, amiga, sincera, autêntica,responsável, focada em resultados.

Seguidores

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Ah!?!?!?! Nanotecnologia...

O que é nanotecnologia?

JOHN MACFARLANE

Estados Unidos

Next Wave: Parece que há algumas noções diferentes sobre o que realmente é nanotecnologia. Como você a definiria?

Richard Palmer: Nanotecnologia é a aplicação da ciência de sistemas em escala nanométrica. Um nanômetro (nm) é 1 bilionésimo de metro; reais sistemas em escala nanométrica têm tamanhos que variam de 1 a 100 nm. Por um lado, este regime está entre o mundo sub-nanométrico de átomos individuais e, por outro, o tamanho típico padrão em um circuito eletrônico de última geração (por volta de duzentos nanômetros). É um regime onde a física, a química e a biologia se aglutinam para criar a "nanociência", de onde a ciência da nanotecnologia possa (um dia) fluir.

Ralph Merkle: A nanotecnologia é uma proposta de fabricação tecnológica com três objetivos centrais:

1) Posicionar essencialmente cada átomo em seu devido lugar. 2) Fazer com que quase qualquer estrutura seja consistente com as leis da física e da química permitindo especificá-la com detalhe atômico. 3) Ter custos de fabricação que não excedam largamente os custos da matéria-prima e energia necessários.

Este conceito foi descrito pela primeira vez por Feynman em sua clássica palestra de 1954, "There´s Plenty of Room at the Bottom" (Há Bastante Espaço "Lá Embaixo"), e foi vastamente analisada por Drexler em "Nanosystems" (Nanosistemas).

Aristides Requicha: Trabalho com a definição de que é o estudo do fenômeno, dispositivos e sistemas de dimensões característicos da nanoescala. Neste caso "nanoescala" significa um âmbito de 1 a 50 nm.

O âmbito de baixo exclui manipulação atômica e o de cima exclui grande parte do trabalho em litografia. São excluídos também, i.e., filmes finos que têm certa espessura em nanoescala mas comprimento e largura microscópica. É claro que outras pessoas podem ter parâmetros diferentes. Portanto, é útil explicar o que realmente se quer dizer ao se falar em nanotecnologia. No caso de se partir para uma visão ampla da nanotecnologia, então todos os químicos trabalham com nanotecnologia já que sintetizam moléculas. Esta visão obviamente não é útil. Prefiro a definição muito mais específica oferecida acima. O termo "nanotecnologia molecular" às vezes é usado em um sentido parecido.

Traduzido por Karen Shishiptorova

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Glitter Text Make your own Glitter Graphics

Quebra cabeça